quarta-feira, 27 de maio de 2009

Liberdade - Democracia - Libertinagem

Liberdade,
Democracia,
Libertinagem.

Vivemos em Portugal, pelo que temos como certo a inexperiência e a tenra idade de pelo menos dois destes conceitos. Por outro lado, alguns podem defender isso, e como corro o risco de ser mal interpretado, vou defendê-lo também, que é o factor idade, ter o quê e quanto de importância em qualquer um deles.

Uma Liberdade e uma democracia de trinta e cinco anos são de facto crianças, mas esse factor traz irremediavelmente efeitos colaterais a nível social e, talvez, administrativo, isto é, a sociedade que vive sob a juventude dos conceitos referidos pode, em certos casos, pecar por ter falta de conhecimento dos mesmos, ou então, por ter ainda presente o estigma da forma de vida anterior, revelando-se um problema no relacionamento entre classes e gerações. Por outro lado, as gerações conhecedoras da antiga forma de vida podem desenvolver preconceitos em relação às prósperas gerações. Esta contradição faz com que, na minha opinião, se crie um clima de libertinagem camuflado na liberdade e na democracia. Em tempos aprendi que a Liberdade não é poder fazer tudo, mas sim, acima de tudo, poder fazer aquilo que se deve e se pode fazer.

A pergunta poderá ser, a razão pela qual isso pode, ou tem tendência a acontecer, e a minha resposta pessoal é que isso acaba por acontecer porque a geração, em especial a mais distante não sabe ainda viver em democracia. Talvez porque se sente ainda reprimida pela geração antiga, essa geração antiga que se alia à tal libertinagem para que a geração jovem não sinta nela o peso do passado.

É manifestamente verdade que alguém contra argumente isto, e é naturalmente real que não se resuma tudo ao que disse anteriormente. Admito certamente que se por um lado a liberdade dá lugar à libertinagem, por outro lado as duas gerações, pré-Liberdade e pós-Liberdade, podem convergir numa aliança ideal para o desenvolvimento da sociedade e da vida conjunta que possam vir a desempenhar.

Joel Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário