segunda-feira, 8 de junho de 2009

Europeias 2009

A saga das Europeias 2009 termina de forma satisfatória por um lado, por outro não. Ora, isto significa que ao nível da eleição em si, tivemos, sem dúvida, uma vitória clara do PSD, que, como se esperava, fez uma campanha consistente, apoiada na verdade. Por outro lado, em relação à abstenção, esse monstro, a combater por todos os partidos, em especial aqueles que mais influência tem no quadro político, podemos concluir que as eleições que ontem se realizaram são as que mais abstenção apresentam, isto leva a que se pense que a Europa não interessa ao povo de Portugal, infelizmente. Mas a verdade é que a Europa é deveras importante!

Se me perguntarem pela relação destas eleições com as legislativas, obviamente que são distintas, o que no entanto não é de fiar na mentalidade política portuguesa. Isto não quer dizer que o resultado seja o mesmo ou que seja outro, mas o que me parece, pessoalmente, é que o PSD com esta vitória ganha ânimo e coragem para as batalhas vindouras, essencialmente isso, acima até do presságio que possa ser este resultado. Mérito para Paulo Rangel, que se mostrou capaz de figurar na Parlamento Europeu, mérito para Manuela Ferreira Leite, que mostrou espírito de vitória, credibilidade, humildade e coragem. É uma derrota pessoal de Sócrates, talvez pelo candidato escolhido. Vitória de Manuela Ferreira Leite pela mesma razão.

Quanto aos Açores, Maria do Céu Patrão Neves mostrou claramente que conseguiu deixar para trás toda a polémica em relação à sua escolha para representar os Açores, mostrando-se mais capaz do que Luís Paulo Alves, acabando assim por revelar-se um escolha bastante acertada!

Joel Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário