sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

E agora? II


O PSD está a preparar o seu futuro e, por consequência, o do país. Candidaturas à liderança, parece que são três. Paulo Rangel, Pedro Passos Coelho e José Pedro Aguiar-Branco. Três candidaturas válidas e saudáveis, sendo que a candidatura de JPAB pode prejudicar Rangel, em maior conta do que a candidatura de Rangel prejudica a de JPAB. Porquê?


Pedro Passos Coelho é um forte candidato, e apresenta-se mais próximo da Social-democracia europeia típica, se é que é possível fazer esta afirmação. Rangel segue a linha da actual direcção, juntamente com Aguiar-Branco.


É incerto, o futuro do Governo socialista e do país. Ninguém sabe o que acontecerá, mesmo com o OE aprovado. O Primeiro-Ministro está com a corda ao pescoço, e terá muito a agradecer ao Presidente da República a sua continuidade. Se fosse Jorge Sampaio o PR, estou certo de que o Executivo seria demitido logo que possível. É necessário que o PSD se prepare para uma luta eleitoral antes do previsto, é prudente fazê-lo!


Na minha modesta opinião, o vencedor será ou PPC ou Rangel, sendo que Rangel é o candidato da minha preferência. Ao entrar na corrida, JPAB dificulta a eleição de Rangel, sendo, no entanto, a sua candidatura um acto de responsabilidade partidária.


Acima de tudo, o que eu espero disto, é ver um PSD mais forte internamente, unido e sem intrigas, para que possa responder quando for chamado a governar, o que, a manter-se o estado actual, estará para breve. Não se pode por em causa um país com o argumento da “governabilidade”, porque tornar-se “ingovernável” não é uma ideia a anos-luz do estado actual das coisas! (mesmo com um (in)Governo)



Joel Cardoso



Foto:Miguel A. Lopes/LUSA

7 comentários:

  1. Joel,
    uma nota. O PR não pode demitir Sócrates ou dissolver a AR. E Sampaio não demitiu ninguém, dissolveu a AR. Coisas diferentes.

    ResponderEliminar
  2. Se Sampaio seguisse a mesma linha, teria mais do que razões para dissolver a AR.

    ResponderEliminar
  3. E eu referi que seria "logo que poosível". É um cenário a ter em conta, não só a dissoluçao da AR como a demissão do Governo pode vir a acontecer caso "tal se torne necessário para assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas"

    ResponderEliminar
  4. Um PSD "unido e sem intrigas" foge à tradição.

    O PSD será sempre um saco de gatos, um barco de mexicanos ou o curral da Pacheca, onde ninguém se entende.

    Os baronetes do norte vão continuar a protestar.
    Os socialites da linha é que vão sempre dominar.
    O bobo da corte madeirense vai continuar a alegrar.

    Dissolver a Assembleia da República?
    Lá se vai a deputação de Costa Neves por Castelo Branco.

    Sinceramente. Eu acho que o fulano dos tais túneis do Pico é que devia liderar.

    ResponderEliminar
  5. Joel em qualquer dos casos só é possível entre Abril e Setembro. Sendo que a decisão do PR será em linha com as sondagens, se estiver o PSD à frente, Cavaco vai a jogo. Se o PS continuar à frente Cavaco fica quieto e assegura a sua reeleição. Porque se Cavaco dissolver e o PS voltar a vencer, o PSD perde as legislativas e tem que encontrar um novo candidato para a presidência.

    Haja Saúde

    ResponderEliminar
  6. Já agora, Tibério, só uma pergunta. Achas possível que seja o próprio Governo a pretender essa demissão?

    PS: Vê o Carnaval através da transmissão da JF do Raminho. Lol.

    ResponderEliminar
  7. Não, aliás, só se for suícidio. Só depois de Setembro faz sentido ser o próprio Governo a querer cair, ou a mudar de PM. Antes disso, o PS sai sempre a ganhar se o PR dissolver ou se a AR aprovar uma moção de censura.

    Já sei que danças quero ver, vou ver pelos três sites:)

    Haja Saúde

    ResponderEliminar